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Publicado em 2025-10-02
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Nova Gama de Lubrificantes: Galp E-Motion

Nova Gama de Lubrificantes: Galp E-Motion 

 

Com o avanço da tecnologia na indústria automóvel, os veículos híbridos e elétricos são cada vez em maior número nas estradas. Estes veículos representam uma mudança significativa em relação aos automóveis tradicionais de combustão interna, não apenas em termos de eficiência energética e impacto ambiental, mas também nas suas necessidades de manutenção. 

 

Com vista a acompanhar essa realidade a Galp acaba de lançar a Gama Galp E-Motion, especialmente destinada a Veículos Hibridos e Eletricos.

 

 

Lubrificantes para MotorGalp Formula e-Motion 0W16 / 0W20 / 5W30

 

Lubrificantes 100% sintéticos, de baixa viscosidade, especialmente desenvolvidos para aplicação em motores de veículos ligeiros híbridos HEV (Hybrid Electric Vehicles) e PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles).

A baixa viscosidade inerente à gama, potencia a redução do consumo de combustível (Fuel Economy). Performance adequada à proteção do motor de combustão em regimes exigentes Start-Stop, destacando a capacidade de emulsibilidade. Especialmente formulados para a otimização da compatibilidade com os materiais envolvidos em equipamentos híbridos.

 

Estes Lubrificantes cumprem a seguinte performance:

 

Grade SAE0W-160W-205W-30
APISPSPSP
ILSACGF-6BGF-6AGF-6A

 

 

Não existem atualmente especificações de Construtores (OEMs) destinadas a motores de veículos híbridos.

 

Os Lubrificantes destinados a este tipo de equipamentos incorporam o conceito de compatibilidade híbrida: A capacidade do lubrificante de atender em simultâneo às exigências específicas dos motores a combustão e dos componentes eletrificados presentes em veículos híbridos (HEV, PHEV, MHEV). 

 

Existem algumas propriedades principais que são otimizadas no desenvolvimento destes lubrificantes:

 

  • Elevada Condução Térmica (Transferência de Calor)
  • A redução da Condutividade Elétrica (redução)
  • Elevada Compatibilidade com os materiais
  • Baixa viscosidade – protegendo o motor nos ciclos start-stop (garantem uma rápida lubrificação) e proporcionando a redução do atrito e em consequência economia de combustível.

 

O que se pretende é a otimização da compatibilidade do produto com as necessidades de um equipamento onde, para além do motor a combustão estarão presentes baterias. 

 

 

Lubrificantes para Transmissões DCT:  Galp Transmatic e-Motion DCT 

 

Lubrificante 100% sintético de elevada performance, especialmente desenvolvido para aplicação em Transmissões de Dupla Embraiagem - DCT (Dual Clutch Transmission). Proporciona mudanças de velocidade rápidas e suaves e uma proteção superior contra o desgaste. 

 

Cumpre as normas de um leque muito alargado de construtores as quais podem ser consultadas na Ficha de Produto.

 

Lubrificantes para Transmissões CVT:  Galp Transmatic e-Motion CVT

 

Lubrificante 100% sintético de elevada performance, desenvolvido para Transmissões Continuamente Variáveis - CVT (Continuously Variable Transmission).

Desenvolvido para manter a eficiência da transmissão, proporcionando uma operação contínua e suave da correia ou corrente de uma transmissão CVT.

Providencia coeficientes de fricção metal-metal elevados e capacidade de torque que excedem significativamente os requisitos de anti-tremor (anti-shudder) de fluidos CVT aprovados pelos grandes construtores de automóveis Japoneses e mercado Asiático como por exemplo a Toyota TC, Nissan NS-2, Honda HMMF e Mitsubishi SP-III.

O Galp Transmatic E-motion CVT é especialmente recomendado para CVTs equipadas com embraiagens com conversor de torque controlado por deslizamento.

 

Cumpre as normas de um leque muito alargado de construtores as quais podem ser consultadas na Ficha de Produto.

 

Fluido para Travões DOT 4 LV:   Galp Trávia e-motion 4 LV

 

Fluido 100% sintético de baixa viscosidade e alto desempenho, especialmente formulado para freios hidráulicos de veículos automóveis híbridos e elétricos e motas. 

 

É particularmente indicado para sistemas funcionando sob condições muito severas com grandes elevações de 

temperatura, nomeadamente nos veículos equipados com travões de disco, garantindo uma boa margem de segurança de funcionamento. Cumpre os requisitos associados à especificação DOT 4 LV

 

Projetado para veículos com sistemas de travagem avançados, nomeadamente: ABS (Antiblock  System); ESP (Electronic Stability Program) ou ESC (Electronic Stability Control). 

Em comparação com os fluidos DOT 4 convencionais, O Galp Travia e-motion 4 LV, apresenta: viscosidade inferior; pontos de ebulição seco e húmidos, superiores e estabilidade térmica superior.

 

Este fluido cumpre a seguinte performance:

 

  • SAE J 1704 / J 1703 
  • Federal Motor Vehicle Safety Standard US FMVSS nº 116 DOT 4 LV, DOT 4 e DOT 3
  • ISO 4925 (Classes 3, 4 e 6)

 

Fluido Refrigerante:  Galp Cool e-motion 50%

 

Fluído refrigerante / anticongelante de longa duração (Longlife), à base de etilenoglicol, diluído @ 50% em água destilada, possuindo uma tecnologia de aditivação do tipo Orgânico (OAT), de carboxilatos, adequado para aplicação em veículos híbridos e elétricos.

O Galp Cool e-motion 50% não contém silicatos, fosfatos, nitritos, aminas e boratos.

 

Oferece uma proteção prolongada à corrosão nos componentes metálicos do motor, incluindo ligas de alumínio. Garante uma proteção eficiente à congelação e ao sobreaquecimento dos sistemas de refrigeração durante todo o ano.

 

Cumpre as normas de um leque muito alargado de construtores as quais podem ser consultadas na Ficha de Produto.

 

Massa Lubrificante:  Galp Sygma Plex e-motion 2

 

Massa lubrificante de alta qualidade, com incorporação de um óleo base sintético e um espessante do tipo sabão complexo de lítio, especialmente destinada à lubrificação de veículos híbridos e elétricos. 

 

Esta massa contém aditivos que lhe conferem excelentes capacidades anti desgaste e inibidoras da corrosão. A sua formulação também contém polímeros que lhe oferecem adesividade. 

 

Apresenta uma excelente estabilidade térmica, alta resistência ao cisalhamento e uma ampla capacidade de lubrificação, propriedades de extrema relevância para esta tipologia de veículos, os quais podem estar sujeitos a temperaturas elevadas, altas rotações e cargas constantes.       

 

Esta massa lubrificante cumpre a seguinte performance:

 

•         ISO 12924: L-XD (F) DIB2

•         DIN 51502: KPHC2N-40

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